Entidades lançam comitê do Fórum Alternativo Mundial da Água

Escrito por Assessoria de Comunicação Publicado .

lancamento forum alternativo mundial 02No dia 9 de junho, aconteceu o lançamento do comitê do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), em Brasília. O evento contou com palestra do relator especial da ONU para o direito humano à água, professor Leo Heller. Diversos grupos e entidades lotaram o auditório da UnB.

Essa mobilização já garantiu um resultado importante: o compromisso do governo do Distrito Federal de apoiar o grande evento que será realizado em março de 2018, em Brasília, quando cerca de 5 mil pessoas do Brasil e do exterior debaterão a água como direito e não como mercadoria.

De acordo com o documento intitulado 'Chamamento aos Povos para o Fórum Alternativo Mundial da Água 2018', o evento tem como objetivos ser democrático, transparente, participativo, descentralizado e acessível.

O fórum também terá a função de discutir problemas relacionados à água e ao saneamento, como direito fundamental, nas suas mais variadas interfaces, em busca de soluções que representem sustentabilidade e segurança hídrica para os seres humanos e a manutenção da vida na Terra.

Além de sensibilizar e mobilizar a população sobre o tema e a problemática da água e do saneamento, empreendendo amplo debate público em todo o País por meio de seminários, aulas públicas, oficinas, atividades culturais, atos ecumênicos e outros, bem como, desenvolver um processo de sensibilização visando ainda colocar o debate de forma permanente na agenda da sociedade e reforçar a luta contra a mercantilização da água.

Um trecho importante do 'Chamamento aos Povos para o Fórum Alternativo' foi lido por Neudicleia Neres, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

“Coletivamente rejeitamos o controle das empresas privadas sobre o patrimônio natural que é a água. Como cidadãos, sindicatos, organizações humanitárias e de defesa do meio ambiente, entendemos ser nosso dever e obrigação protestar contra a apropriação do mercado sobre um direito humano fundamental.”

(Com informações da FNU e Mídia Ninja)