SAAE fecha parceria com laboratório da UFS para análise da água
Segundo o diretor-presidente do órgão, Carlos Melo, a proposta é a de que ocorra uma avaliação sistemática da água, a partir de amostras coletas semanalmente no município e analisadas no laboratório da universidade.
“Os laudo emitidos terão como responsáveis técnicos os professores da universidade, com análise sendo feita nos laboratórios da UFS, o que nos permite, além da economia nos custos desse processo, a possibilidade de contribuir com a formação dos futuros profissionais da área. É uma parceria que traz benefícios para os dois lados, e que nos assegura uma qualidade ainda melhor da água ofertada à população sancristovense”, explicou Melo.
Além desse reforço da UFS no controle da água, o SAAE cumpre, segundo a acessoria de comunicação da prefeitura, uma rotina diária de manutenção na estação de tratamento, que inclui a limpeza dos filtros e a utilização de quatro elementos químicos no tratamento da água.
"Hoje trabalhamos com flúor, cloro, cal hidratada para regular o Ph e sulfato líquido, que é muito eficiente para garantir a qualidade da água que está chegando às casas sancristovenses”, pontuou Melo.
Auditoria surpresa
Na semana passada, a Prefeitura de São Cristóvão recebeu uma auditoria surpresa do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) para inspeção no SAAE. A última visita deste tipo aconteceu no dia 16 de dezembro de 2016, também numa inspeção realizada pelo TCE/SE por conta de uma denúncia feita contra o SAAE - onde as escolas do município estavam sem aula e a cidade se encontrava parada, por falta de água (na época, a cidade de São Cristóvão quase sofreu uma intervenção do Estado, pela situação).
Segundo a acessoria, atualmente, o quadro é completamente diferente do que foi visto no ano passado e o técnico do TCE/SE ficou surpreso com a qualidade da água oferecida e por tudo que vem sendo realizado nestes últimos três meses no órgão.
(Com informações da RW News)