Fortaleça o sindicato. Ele é o seu instrumento de luta!
Com esse movimento, surgiram as “trade unions”, concomitante ao ato do Parlamento inglês que aprovou, em 1824, uma lei estendendo a livre associação aos operários. Nasciam os sindicatos da época, com o espírito e solidariedade de classe para defender os interesses dos trabalhadores, que logo perceberam que precisariam ampliar a luta para além das “trade unions”, ampliando a organização e lutando pela redução da jornada de trabalho e por melhores condições de trabalho e de salários.
Com essa pequena introdução histórica (quem puder, é bom ler O Capital, de Karl Marx), queremos mostrar aos trabalhadores da DESO, da Cohidro e dos SAAEs a importância dos sindicatos na história das lutas da classe trabalhadora, em defesa dos seus interesses históricos e imediatos.
Os avanços conquistados ao longo dos séculos e das décadas recentes, com legislações protetivas e a conquista de férias, décimo terceiro salário, redução de jornada, descanso semanal remunerado e outros, não caíram do céu ou foram frutos da bondade dos capitalistas, mas das lutas dos trabalhadores, organizados em sindicatos, centrais, federações e confederações.
Na atual conjuntura, onde as crises do sistema Capitalista são mais duras e frequentes, faz-se necessário fortalecer o mais importante instrumento de luta dos trabalhadores, o seu sindicato, para não perder o que foi conquistado e fazer avançar as suas pautas e reivindicações. Sozinho, trabalhador algum consegue assegurar direitos. São como peixes, que sozinhos no oceano, tornam-se presa fácil de tubarão; mas quando nadam unidos, em cardumes, tornam-se mais fortes e são capazes de afugentar os tubarões.
Se você, companheiro ou companheira, não é filiado ao SINDISAN, reflita bastante, diante de conjuntura tão adversa. Filie-se e fortaleça o seu sindicato na luta contra as privatizações e a retirada de direitos conquistados, defendendo o seu emprego e o futuro da sua família.
UNIDOS SEREMOS SEMPRE MAIS FORTES!