Para enfrentar pandemia, SINDISAN leva pauta dos trabalhadores à DESO

Escrito por Assessoria de Imprensa / Sindisan Publicado .

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e tendo em vista a posição do SINDISAN frente à Resolução da Diretoria Executiva da DESO nº 08/2020, foi realizada uma reunião da direção do SINDISAN com a Diretoria de Gestão Corporativa (DGC) da DESO, que aconteceu no dia 25/3. Na oportunidade, foram elencadas as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras da Companhia para enfrentamento do problema, como:

✓ Turno alternado;
✓Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
✓ Higienização pessoal e coletiva;
✓ Horário de trabalho do pessoal da Operacional e terceirizados;
✓ Sobreaviso.

Em relação ao turno alternado, ou dois turnos para diminuir a quantidade de pessoal em salas, o diretor de Gestão Corporativa, Ricardo Pereira Simões apresentou dados que demonstram já há uma baixa de funcionários muito significativa, em função do afastamento dos que se enquadram em grupos de risco. Há setores que tiveram mais da metade dos funcionários dispensados e pessoal que foi removido para salas vazias. Contudo, o sindicato insistiu nos dias alternados, ficando para análise da direção da DESO.

Quanto aos EPIs, já foi realizada compra de materiais como luvas e botas. A falta de máscaras e álcool em gel se dá pela ausência desses produtos no mercado, mas a empresa tem ainda uma quantidade mínima de álcool em gel sendo fornecida. Sabonete líquido deve estar sendo distribuído para higienização das mãos.

O horário do pessoal da Operacional também poderá ser flexibilizado. Isso ficou de ser levado ao diretor de Operações. De antemão, o SINDISAN informou à direção da DESO as queixas dos trabalhadores quanto à diminuição na demanda para os serviços de manutenção de rede, não justificando a presença de todas as equipes à tarde.

O pessoal terceirizado pode ser liberado no mesmo horário dos demais, ficando a cargo do gestor decidir sobre essa questão. Quanto ao sobreaviso, fica estabelecido o que diz o Acordo Coletivo de Trabalho.

A direção do SINDISAN agradece pelo diálogo constante junto ao diretor de Gestão Corportativa da DESO e todo o esforço que vem sendo feito para atender os pleitos dos trabalhadores, no anseio de que todos possam desenvolver suas atividades com o risco mínimo possível de contágio do Covid-19, e que a Companhia possa continuar prestando seus serviços a toda sociedade sergipana.

Segunda à sexta, das 07:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.

sindisan.se@gmail.com

Endereço

Rua Marechal Deodoro, nº 1024 - Bairro Getúlio Vargas, Aracaju - SE. CEP: 49055-400