Mais uma vez, a população sofre com a Adutora do Semiárido

Escrito por Assessoria de Comunicação Publicado .

Parte do Sertão ficou mais de dez dias sem água quando, na noite do dia 5 de agosto, a Adutora do Semiárido rompeu pela enésima vez. O fato está virando rotina. Com a chegada de novos trabalhadores – operadores I e II, técnicos e engenheiros – está na hora da DESO voltar a ter uma equipe de manutenção para essa adutora, como antes tínhamos na Adutora do São Francisco e a DESO desfez por contenção de despesa. Talvez se essa equipe não tivesse sido desfeita, poderia ter sido evitado o acidente na ponte de Pedra Branca.

A Adutora do Semiárido foi projeta para ser construída com tubos de aço; estranhamente, nos primeiros meses do governo Marcelo Déda, foi construída com tubos de fibra de vidro, que são frágeis e pouco resistentes ao alto grau de atrito, de pressão e de vibrações externas.

De fato, passaria despercebido os rompimentos se não demorassem tanto para solucionar o problema, deixando cidades e povoados mais de dez dias sem água, causando um caos generalizado. A população revoltada com a DESO, a imprensa fazendo duras críticas e os usuários, nas redes sociais, fazendo campanha pela privatização da Companhia e denunciando na Agência Nacional de Águas.

Desse jeito, fica difícil a nossa luta em defesa da DESO como patrimônio público do povo sergipano. Como defendê-la junto à população, vereadores e prefeitos?

As perguntas que fazemos: 1) Por quê a DESO permitiu a execução dessa obra com tubos impróprio para a geologia da região?; 2) Quais as providências legais que serão adotadas?; 3) Por quê a extrema demora nas ações corretivas do problema?; 4) Por quê não existem ações preventivas eficientes?; 5) Com tantos engenheiros na DESO, por quê as regionais não são mais gerenciadas por estes profissionais?; 6) Por quê profissionais de nível superior, com altos salários, profundos conhecimentos e longos anos de experiência estão “na moita”, como dizem por aí?; 7) A quem interessa uma DESO sem condições de prestar um serviço de qualidade à sociedade, com prazos de até quatro meses para fazer uma ligação de água?

Na verdade, sabemos que o Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo e exite o interesse de grandes empresas nacionais e multinacionais em abocanhar todo o setor de saneamento do país.

O atual Governo do Estado, que é o acionista majoritário da DESO e indica a sua Diretoria e o Conselho de Administração, assim como os governos que passaram, implantaram uma política de desmonte da nossa Companhia para justificar à sociedade uma possível privatização, como vem acontecendo nos demais estados da federação.

Essa política nefasta não pode ser aceita pela população nem pelos trabalhadores. A DESO é um patrimônio de todos os sergipanos.

Almoxarifado Central: um imenso gargalo na DESO

Escrito por Assessoria de Comunicação Publicado .

Quando o SINDISAN denunciou por diversas vezes as deploráveis e irregulares condições de acondicionamento de todo o material disponível em estoque do Almoxarifado Central da DESO, pensou, talvez de forma inocente, que algum diretor ligado a área tivesse pelo menos a curiosidade de verificar a veracidade das denúncias apresentadas por este Sindicato e, se confirmadas, tentasse ao menos propor ações que, se não resolvesse, ao menos atenuasse as péssimas condições ainda hoje observadas  naquele importante setor da Companhia.

Mas, infelizmente, como o imenso prejuízo causado pelo total desprezo por aquela unidade e pela coisa pública não sai do bolso dos atuais gestores, todas as denúncias formuladas pelo SINDISAN passaram em brancas nuvens, como se quisessem dizer: esse problema não é comigo.
Enquanto agem desta forma, milhares de tubos de variados diâmetros, válvulas, conexões, transformadores etc. definham diariamente na chuva e no sol, que é inclemente na nossa cidade.

Alguns equipamentos e tubulação aparentam ser novos (vide foto), mas, armazenados desta maneira, totalmente incorreta, logo sua vida útil se esvairá, causando prejuízos incalculáveis, pois quando chegar o momento da sua utilização, já não mais atenderão às rigorosas condições de pressão a que são submetidos, causando interrupções no fornecimento de água para toda a população.

Quando algum diretor da DESO vai à imprensa dizer que interrupções no fornecimento de água trata-se de meros infortúnios e casualidades, afirmamos que nem sempre é assim. A situação de abandono de todo aquele material no Almoxarifado, jogados ao léu, como se não tivessem valor algum, ajuda a elucidar o porquê dos constantes problemas enfrentados diariamente pela Companhia para tentar manter o fornecimento de água de maneira regular nos diversos pontos do estado.

O serviço de fornecimento de água, por ser feito de forma dinâmica e ininterrupta, precisa de materiais que apresentem confiabilidade absoluta no seu uso; portanto, o armazenamento dos mesmos deve ser tratado com mais responsabilidade.

Se existe um gargalo travando o normal funcionamento daquele Almoxarifado, algo deve ser feito de maneira acelerada para solucionar.

DESO insiste em desviar funções

Escrito por Assessoria de Comunicação Publicado .

Ainda é muito comum vermos colegas em desvio de função patrocinado pelos gestores da DESO. Na própria sede da Companhia existem muitos e, alguns, até chamam a atenção. Existem motivos para que esta prática ilegal – em alguns casos, até imoral – continue a ocorrer com bastante frequência dentro da DESO.

Sabemos que alegar a falta de pessoal habilitado nos locais em que mais ocorrem no momento estes desvios de função não se justifica, pois lá sé encontram pessoas capacitadas que sempre desempenharam com louvor as suas atribuições, e hoje se encontram ociosas na maior parte do expediente.

Sem nenhum critério legal definido para que alguém se torne chefe, às vezes dele mesmo, as promoções tornaram-se anarquia dentro da DESO, prevalecendo conceitos como amizade, indicação política e, agora, mais do que nunca, cinismo e puxa-saquismo, que é algo deplorável. Esses critérios tornaram-se obrigatórios para que alguém galgue posições dentro da nossa Companhia.

As exceções neste cabide de apadrinhados se tornaram raridades. Dificilmente vemos alguém se destacar mostrando real interesse pelo bom funcionamento da Companhia. O que se nota muito facilmente é que alguns gestores, querendo dar uma ajudinha financeira aos seus “chegados”, simplesmente os declaram chefes de alguma seção ou subseção sem se importar que a indicação de fato traga algum resultado positivo para a DESO.

Os beneficiados, desde que não tenham os seus interesses contrariados, ficam caladinhos, fazendo de conta que tudo está dentro da mais perfeita normalidade. Mas depois de passados os dias de servidão com os seus QI (quem indicou) e algo os contrariem, o que sobra para a DESO são as enxurradas de ações na Justiça, levando a Companhia, cada vez mais, a ver seu desejo de zerar os passivos trabalhistas ir por água abaixo.

Regional falha ao não passar informações

Escrito por Assessoria de Comunicação Publicado .

Recebemos a denúncia de companheiros, que trabalham na Regional Sul, que no Povoado Tanque Novo, no Município de Riachão do Dantas, a falta do fornecimento de água está se tornando uma tortura para a população local.

Temos a notícia que, na semana passada, a localidade ficou aproximadamente uns dez dias sem água nas torneiras, trazendo para aquela população imensos transtornos.

Segundo a denúncia, o que mais irrita a população é a total falta de informação por parte dos funcionários da DESO para explicar o porquê do desabastecimento, e quanto tempo deve durar a falta de água em suas torneiras.

Pedimos à direção daquela Regional que seja mais transparente com a população dessas localidades em relação as ações que a Companhia desenvolve na região, para que situações como essas não se tornem rotina.

Pensamos que, agindo assim, com a maior transparência possível com toda a população, evitaremos enormes problemas futuros, inclusive na esfera judicial, pois sabemos que, quem paga religiosamente a sua tarifa de água também requer, por parte da Companhia prestadora do serviço, fornecimento da água de forma ininterrupta e com excelência na sua qualidade. Fica aí a nossa dica.

A justa revolta de um usuário da nossa DESO

Escrito por Assessoria de Comunicação Publicado .

Recebemos a reclamação de um usuário da DESO sobre um pedido de ligação de água. Esse usuário tem um imóvel, em Salgado, onde pretende abrir um ponto comercial.

Tendo procurado saber o que era necessário para se fazer a ligação da rede de água para o imóvel, foi informado que deveria se dirigir até o município de Lagarto para fazer o pedido, já que em Salgado não teria como.

O usuário, então, se deslocou a Lagarto e fez o pagamento do serviço. Lá, perguntou quando a ligação de água seria feita, e a informação que lhe deram é que o prazo seria de quatro meses.

A revolta do usuário foi grande, pois o mesmo já tinha comprado material de construção e contratado pedreiro para fazer serviços no imóvel para adequá-lo para uso comercial. Ele informa que viu na TV e outdoor a campanha pública em defesa da DESO feita pelo SINDISAN e, até então, era simpático à nossa causa; mas depois do que passou, sua simpatia pela Companhia mudou.

O usuário nos relata, ainda, que mesmo sabendo que a privatização poderá aumentar a tarifa e os serviços, hoje ele prefere pagar mais se tiver um serviço de qualidade. Fica aí o recado a quem interessar possa.